7 de jan. de 2011

Espera australiana

O dia 31 de dezembro é um tanto diferente para grande parte dos Australianos de Sydney. Pelo menos é o que nos pareceu vendo tudo de perto. Com um dos shows pirotécnicos mais famosos do planeta celebrando a chegada do ano novo, a cidade lota! São milhares de visitantes do mundo todo e de outros cantos da Austrália, que se misturam aos mais de 4 milhões de “Sydneysiders”, como são conhecidos os que vivem na cidade. Formam uma verdadeira multidão nas praias, portos e bares, onde bebem, além de cerveja, muito espumante e vinho tinto (pasmem!) sob um sol de quase 40 graus.

A principal queima de fogos – a mostrada na TV 13 horas antes da virada do ano no Brasil - acontece na Sydney Harbour Bridge (a famosa ponte cartão postal da cidade) e no Darling Harbour,  um dos principais portos do centro, um bem próximo ao outro. Para manter a ordem, a entrada nos locais de onde se tem as melhores visões dos fogos é limitada. Para garantir a entrada, milhares de pessoas esperam em fila, com uma antecedência de me dar inveja! De acordo com um dos seguranças da festa, a fila começa ainda no dia 30! A entrada é grátis mas, ao lotar, o lugar é fechado e os que ficam de fora precisam se contentar com uma visão parcial dos fogos.

Quando acordamos no dia 31, por volta das 8h30, vimos da janela do nosso quarto uma pequena multidão aglomerada em um parque próximo. Pensamos ser um evento, um show, uma parada... mas eram milhares de pessoas já em fila para entrar no enorme parque Royal Botanic Gardens, no centro da cidade - um dos locais de melhor visão dos fogos do Darling Harbour e da Sydney Harbour Bridge.

Carregando guarda-sóis, cadeiras de praia e isopores com comida e bebidas não alcoólicas (o consumo de álcool não é permitido em vias públicas nos principais pontos de Sydney), os participantes dessa louca espera australiana passam o dia sob um sol escaldante, certos de que a compensação virá pela beleza dos fogos e a alegria de celebrar a chegada de um novo ano!



9 da manhã, centenas de pessoas já prontas para os fogos de meia-noite


Nós não esperamos. E nem chegamos cedo. Claro, não conseguimos um lugar bom para, depois da contagem regressiva, ver os fogos com clareza. De onde estávamos, vimos parte da Sydney Harbour Bridge, parte do show pirotécnico e muita, muita fumaça.


Nossa vista (parcial) da Sydney Harbour Bridge na noite do dia 31


Na próxima vez, espero com os australianos!

2 comentários:

  1. Oi Lilian!
    Muito legal seu blog, mantenha-nos informados!
    Beijo
    Solange (sua colega travel-writer)

    ResponderExcluir
  2. Oi Solange! Obrigada! Estou tentando praticar um pouco antes da viagem na America do Sul!
    Como estao indo as coisas? Tenho acompanhado vcs tb!
    Beijos e que sua viagem fique cada vez melhor!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, perguntas e sugestões, eles são muito importantes!

Leia também:

2leep.com